quarta-feira, 20 de junho de 2012

CAMINHO ESPIRITUAL LEMBRANDO A SAGRADA TRADIÇÃO E A REFERINDO AOS SANTOS PAIS DA IGREJA ORTODOXA 2


CAMINHO ESPIRITUAL
LEMBRANDO A SAGRADA TRADIÇÃO E A
REFERINDO AOS SANTOS PAIS DA
IGREJA ORTODOXA

Cânones dos Santos Apóstolos

8. Se algum Bispo ou presbítero, ou diácono, ou qualquer outra pessoa do grau sacerdotal, deixar de participar da comunhão quando a oblação foi oferecida, ele deve dizer o motivo, e se for boa a razão, ele deve receber o perdão. Mas, se ele se recusa a dizer, ele deve ser excomungado, para que ele não se torne causa de dano para os leigos e implante uma suspeita em relação ao ofertante do mesmo que este último deixou de apresentá-lo de uma forma correta.

Interpretação.

É intenção do presente Cânon que todos, em especial aqueles nas santas ordens, devem estar preparados com antecedência e dignos de participar dos divinos mistérios quando a oferta é oferecida, ou seja o serviço sagrado do corpo de Cristo. No caso de qualquer um deles deixar de participar, quando presente na Divina Liturgia, ou comunhão, ele está obrigado a dizer o motivo ou causa pela qual ele não participa: então se é justo, reto e razoável, ele receberá o perdão, ou será dispensado, mas se ele se recusa dizer, ele deve ser excomungado, já que ele também se torna causa de dano para os leigos por levar a multidão a suspeitar que aquele sacerdote que oficiava a liturgia não era digno e que era por esse motivo que a pessoa em questão se recusou de se comungar com ele.

9. Todos aqueles fiéis que entram e escutam as Escrituras, mas não ficam para a oração e a Santa Comunhão devem ser excomungados, pois eles estão causando à Igreja a violação da ordem.
(Cânon LXVI da 6º;  Can. II de Antioquia,.. Cân III, XIII de S.Tim.).

Interpretação.

Ambos os exegetas dos cânones sagrados – Zonaras e Balsamon, quero dizer, - ao interpretarem o presente Cânon Apostolico concordam em dizer que todos os cristãos que entram na igreja quando a Divina Liturgia está sendo celebrada, e que escutam as Sagradas Escrituras, mas não permanecem até o fim nem participam, devem ser excomungados, como causadores de desordens à igreja. Assim Zonaras diz literalmente: "O presente Cânon exige que todos aqueles que estão na igreja quando o santo sacrifício está sendo realizado devem permanecerem pacientemente até o fim para a oração e santa comunhão. "Pois nem mesmo os leigos, em seguida, foram obrigados a participarem continuamente. Balsamon diz: "O ordenamento do presente Canon é muito exato, pois excomunga aqueles que vão à igreja, mas não ficam para o fim não participam. "

Concordância.
Em concordância com o presente Cânon o can. II de Antioquia ordena que todos aqueles que entrarem na igreja durante o tempo da Divina Liturgia e ouvirem as Escrituras, mas se afastarem e evitarem (que é o mesmo que dizer, e evitarem em virtude da pretensa reverência e humildade, de acordo com a interpretação do melhor intérprete, Zonaras) a divina comunhão de maneira desordenada estão excomungados. A continuidade da comunhão é confirmada também pelos cân. LXVI do 6º, que ordena que os cristãos durante a Semana Luminosa (Ou seja, Semana Jubilosa ou da ressurreição) para tirar uma folga dos salmos e hinos, e entrarem com indulgencia nos divinos mistérios em seus corações. E em verdade, desde o terceiro cânon de São Timóteo a continuidade da comunhão pode ser inferida. Porque, se ele permitir alguém possuído por demônios participar, porém não todos os dias, mas só no domingo (embora em outras cópias que está escrito, apenas em ocasiões), é provável que os distúrbios possuídos pelos demônios estão autorizados a comungar ainda com mais freqüência. Alguns alegam que por esta razão foi que o mesmo Timóteo, no Cân. III, ordena que no sábado e no domingo que um homem e sua esposa não devem ter relações, em ordem, ou seja, para que eles possam participarem, uma vez que nesse período e apenas naqueles dias, como já dissemos, que a Divina Liturgia foi celebrada. Esta opinião deles está confirmada pelo divino Justino, que diz em sua segunda apologia que "no dia do sol" - significando, o domingo - todos os cristãos costumavam reunirem nas igrejas (que por conta disso também eram chamado de "Kyriaka", ou seja, local do Senhor) e participaram dos mistérios divinos. Isso, por outro lado, que todos os cristãos devem freqüentar Divina comunhão é confirmado no Ocidente pela divino Ambrósio, que diz assim: "Nós vemos muitos irmãos irem à igreja negligentemente, e de fato nos Domingos nem mesmo estarem presente nos mistérios. "E, novamente, em culpa aqueles que não conseguem participar continuamente, o mesmo santo diz que o pão místico: "Deus nos deu este pão para cada dia, e nós o tornamos para uma vez ao ano." Da Ásia, por outro lado, o divino Crisóstomo exige dos cristãos, e, de fato, por excelência. Vemos no preâmbulo o seu comentário à Epístola aos Romanos, homilia 7ª, e aos Hebreus, homilia 18, em Atos, e V Sermão da Primeira Epístola a Timóteo, e XVII Sermão da Epístola aos Hebreus, e seu discurso em primeiro lugar àqueles que jejuam na Páscoa, Sermão III aos Efésios, o discurso dirigido para aqueles que deixam as assembléias divinas (synaxeis), Sermão XXVIII na Primeira Epístola aos Corintianos, um discurso dirigido para o Bem-Aventurado Philogonios, e um discurso a respeito do jejum. Aí você pode ver como a língua bondosamente se esforça e como muitas exortações que retoricamente urgem, com o fim de induzirem os cristãos a participarem ao mesmo tempo, que de maneira digna, e continuamente. Mas veja também o Grande Basílios, em sua epístola aos Caesaria Patricia e no seu primeiro discurso sobre o batismo. Mas então como é que pode-se pensar que quem presta atenção às orações de toda a Divina Liturgia pode deixar de ver com clareza suficiente que todos estes destinam-se a terem ensinado que os cristãos reunidos na Divina Liturgia devem participar – isto é, como muitos podem ser dignos?

10. Se alguém orar em companhia de alguém que foi excomungado, ele também deverá o mesmo ser excomungado.

Interpretação.

O substantivo akoinonetos tem três significados: para, ou que denota quem está na igreja e ora em companhia com o resto dos cristãos, mas não comunga os divinos mistérios divinos, ou que denota aqueles que não comungam nem se detém e rezam com os fiéis na igreja, mas que estão excomungados deles e estão excluídos da igreja e das orações, ou finalmente, pode denotar qualquer clérigo que está excomungado do clero, como, dizemos, um bispo de seus colegas bispos, ou um presbítero de seus presbíteros colegas, ou um diácono dos outros diáconos, e assim por diante.
Assim, cada akoinonetos é o mesmo que dizer excomungado dos fiéis que estão na igreja, e ele é ao mesmo tempo também excomungado dos Mistérios. Mas nem todo mundo que é excomungado dos Mistérios também esta excomungado da congregação de fiéis, como são os clérigos depostos e os penitentes que estão juntos e que não comungam, mas não ficam de fora da igreja como catecúmenos, como já dissemos. No presente Cânon a palavra akoinonetos é tomada no segundo sentido da palavra. É por isso que diz que quem reza em companhia de alguém que foi excomungado por causa dos seus pecados, da congregação e oração dos fiéis, mesmo que ele não não reze junto com eles na igreja, mas em uma casa, seja ele nas santas ordens ou um leigo, ele está a ser excomungado da mesma maneira como ele foi na igreja da oração com os cristãos: porque a união em comum oração que ele executa com uma pessoa que tem sido excomungada, conscientemente e intencionalmente que ele seja tal, destina-se a desonra, condenação e excomunhão e traz a ele como tendo excomungado-o erroneamente e injustamente.

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Attikis, Greece
Sacerdote ortodoxo e busco interessados na Santa Fé, sem comprometimentos com as heresias colocadas por aqueles que não a compreendem perfeitamente ou o fazem com má intenção. Sou um sacerdote membro da Genuina Igreja Ortodoxa da Grecia, buscamos guardar a Santa Tradição e os Santos Canones inclusive dos Santos Concílios que anatematizam a mudança de calendário e aqueles que os seguem, como o Concílio de Nicéia que define o Menaion e o Pascalion e os Concílios Pan Ortodoxos de 1583, 1587, 1593 e 1848. Conheça a Santa Igreja neste humilde blog, mas rico no conteúdo do Magistério da Santa Igreja. "bem-aventurado sois quando vos insultarem e perseguirem e mentindo disserem todo gênero de calúnias contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos pois será grande a vossa recompensa no Reino dos Céus." "Pregue a Verdade quer agrade quer desagrade. Se busca agradar a Deus és servo de Deus, mas se buscas agradar aos homens és servo dos homens." S. Paulo. padrepedroelucia@gmail.com